Planos de Aulas 2º Ano







Conteúdos Estruturante, Básicos e Específicos
Objetivos
Metodologia e Recursos Didáticos
Critérios de Avaliação, Instrumentos e Sistemas de Recuperação.
Estruturantes:
  • Mito e Filosofia;
  • Teoria do conhecimento
Básicos: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia; Atualidade do mito; O que é Filosofia?TEORIA DO CONHECIMENTO, Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento; O problema da verdade; A questão do método; conhecimento e lógica
Específicos: Página 2



Levar o aluno a refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.

Fazer o aluno entender
e perceber a importância da ética na reflexão filosófica.

Levar o aluno a refletir sobre o papel do individuo no processo de sua própria educação.

Levar o aluno a compreender a importância da ciência no mundo atual.

Discussão em mesa redonda;
Relatórios das Atividades;
Exercícios;
Analise de textos filosóficos;
DUSO DE LIVRO DIDÁTICO;
  • QUADRO NEGRO;
  • GIZ;

Produção de textos;
Pesquisas em diversas fontes, tais como livros, revistas, jornais, internet, etc.
Explanação de temas propostos.
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto
Recuperação:
Instrumentos: Será através de:
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto








Conteúdos Específicos
Conteúdos 1º Trimestre
Conteúdos 2º Trimestre
Conteúdos 3º Trimestre



  •  Apresentação e Retomada de conteúdos

  • -------------------
    Pensamento Medieval e Patrística.
  • A doutrina da Patristica
  • O podemos afirmar sobre a patristica?
  • Orientações para elaboração de trabalho de filosofia 

    1. Filo de Alexandria. 

    2. O fim do período Medieval. 


      Dia internacional da mulher.

      Semana de entrega de Trabalho (pontual 11-15 de março de 2019. conforme os dias de aulas). Aula do dia: Renascimento

    3. Agostinho de Hipona.
    4. A cidade do Criador
    5. Escolástica; Triviu; Quadrivium.
  • Filosofia Medieval, filósofos; As duas fases do período medieval;
  • A origem da filosofia cristã; O primeiro marco do cristianismo;
  • Escolas neoplatônicas cristãs de Alexandria; Santo Agostinho de Hipona;
  • Três aspectos para o desenvolvimento da filosofia; Doutrinas;
  • Doutrinas platônicas da Anamnese; Patrística; Escolástica;
  • A escolástica como segunda fase do período medieval; Renascentistas;
  • Renasça caroligia; A existência de deus em Anselmo;
  • Entre o Ocidente e o Oriente; Os árabes na península Ibérica;
  • São Tomás de Aquino; As cinco vias da prova da existência de Deus;
  • A quinta via;
  • Guilherme de Occan; O nominalismo de Occan;
  • Os argumentos dos filósofos Medievais e Ocidentais;
  • A presença dos árabes;
  • Filosofia moderna; Hegel e a Historia da filosofia;
  • Filosofando na modernidade;
  • A etimologia do moderno; humanismo;
  • O humanismo renascentista;
  • A valorização dos clássicos;
  • O significado do renascimento; Humanismo e literatura filosofica;
  • Um dos primeiros pontos de partida do Humanismo;
  • Nicolau Maquiavel;
  • O desaparecimento da Escolástica.
  • A filosofia de Spinoza.
  • Galileu e o renascimento.
  • Descartes (Cartesiano).
  • Michel de Montagne.
  • Francis Bacon.
  • Empirismo e racionalismo.
  • Semana de 20 de novembro.
  • Galileu Galilei.
  • Maquiavel.





Referências:CHÂTELET, François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE. Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU Edusp, 2000.
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Assinatura do Professor Visto e Carimbo

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