Planos de Aulas 3º Ano





Conteúdos Estruturante, Básicos e Específicos
Objetivos
Metodologia e Recursos Didáticos
Critérios de Avaliação, Instrumentos e Sistemas de Recuperação.
Estruturantes:
  • Filosofia politica 
  • Estética
Básicos: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia; Atualidade do mito; O que é Filosofia?TEORIA DO CONHECIMENTO, Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento; O problema da verdade; A questão do método; conhecimento e lógica
Específicos: Página 2



Levar o aluno a refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.

Fazer o aluno entender
e perceber a importância da ética na reflexão filosófica.

Levar o aluno a refletir sobre o papel do individuo no processo de sua própria educação.

Levar o aluno a compreender a importância da ciência no mundo atual.

Discussão em mesa redonda;
Relatórios das Atividades;
Exercícios;
Analise de textos filosóficos;
DUSO DE LIVRO DIDÁTICO;
  • QUADRO NEGRO;
  • GIZ;

Produção de textos;
Pesquisas em diversas fontes, tais como livros, revistas, jornais, internet, etc.
Explanação de temas propostos.
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto
Recuperação:
Instrumentos: Será através de:
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto

Conteúdos
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
ÉTICA e FILOSOFIA POLÍTICA
  •  Apresentação e Retomada de conteúdos. 
    1. Filosofia moderna. 
    2. Ética e Bioética
    3. O pensamento politico moderno.  

      Orientações para elaboração de trabalho de filosofia


      - A filosofia do Renascimento (pg. 58)  
      Iluminismo. 
      Ética e Bioética.

    4. Racionalismo.
    5. Pascal;
    6. David Hume;
    7. Empirismo;
    Dengue, chicungunya e zika.



  • Dia do índio
  • Dia Internacional da mulher
  • Jean-Jacques Rousseau;
  • O homem nasce bom;
  • O primeiro homem social;
  • Obras de Rousseau;
  • Discurso Sobre as Ciências;
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
  • Schopenhauer:
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Michel Foucault;
  • Meio Ambiente
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • História da Loucura na Idade Clássica;
  • O poder do saber
  • Kant: Não se ensina filosofia,
  • O ponto de partida da sua filosofia de Kant;
  • Sartre: O inferno são os outros. Obras principal;
  • Simone de Beauvoir;
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Heidegger O ser e o tempo.
  • Wittgenstein (obra Principal;
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Trinta de Agosto;
  • Karl Marx (1818-1883) Manifesto Comunista, O capital, etc.
  • 20 de novenbro (Cultura afro)
  • Nietzsche:Obras:
  • Assim Falou Zaratustra
  • A Gaia Ciência;
  • Espírito livre;
  • Crepúsculo dos Ídolosos.
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • O Anticristo - Uma crítica
  • Hannah Arendtjudia, cientista;
  •  Pluralidade Humana
  • Zenão de Cítio e Zenão de Eleia.
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Pitágoras e protágoras.







Referências:CHÂTELET, François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE. Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU Edusp, 2000.
______________________ ___________________________
Assinatura do Professor Visto e Carimbo

Comentarios

Entradas populares de este blog

Que horas são - Hora certa - RelogioOnline.com.br

Registro Ponto SEED ***********02

Registro Ponto SEED