Planos de Aulas 4º Ano


PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Conteúdos Estruturante, Básicos e Específicos
Objetivos
Metodologia e Recursos Didáticos
Critérios de Avaliação, Instrumentos e Sistemas de Recuperação.
Estruturantes:
  • Mito e Filosofia;
  • Teoria do conhecimento
Básicos: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia; Atualidade do mito; O que é Filosofia?TEORIA DO CONHECIMENTO, Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento; O problema da verdade; A questão do método; conhecimento e lógica
Específicos: Página 2



Levar o aluno a refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.

Fazer o aluno entender
e perceber a importância da ética na reflexão filosófica.

Levar o aluno a refletir sobre o papel do individuo no processo de sua própria educação.

Levar o aluno a compreender a importância da ciência no mundo atual.

Discussão em mesa redonda;
Relatórios das Atividades;
Exercícios;
Analise de textos filosóficos;
DUSO DE LIVRO DIDÁTICO;
  • QUADRO NEGRO;
  • GIZ;

Produção de textos;
Pesquisas em diversas fontes, tais como livros, revistas, jornais, internet, etc.
Explanação de temas propostos.
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto
Recuperação:
Instrumentos: Será através de:
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto



Conteúdos
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
FILOSOFIA DA CIÊNCIA:
A questão do métodocientífico
Ciência e ética
Ciência e ideologia
Concepções de ciência
Contribuições e limites da ciência

Mito, filosofia/Teoria e ética;

  • Apresentação e Retomada de conteúdos. 
    1. Primeiras Formas de conhecimentos.  
    2. O que são os mitos gregos? 

  1. Orientações para elaboração de trabalho de filosofia 

  2. O Mito de Prometeu. 
  3. Breve resumo dos mitos gregos. 
  4. O mito de Lévi-Strauss.
  5. Dia internacional da mulher.


https://bfagundess.blogspot.com/2019/02/planos-de-aulas-4-ano.html
  1. Semana de entrega de Trabalho (pontual 11-15 de março de 2019. conforme os dias de aulas). Aula do dia:       Renascimento
  2. Semana de entrega de Trabalho (pontual 18-23 de março de 2019. Somente no dia e horário das minhas aulas). Valendo metade da nota da nota (12 Pontos)

  1. 1. O surgimento da Filosofia.

    1. 2. Filosofia Ocidental;
      1. 3. Filosofia ou cosmologia 


    Dengue, chicungunya e zika (cuidado e prevenção).
  • Dia do índio
  • Dia Internacional da mulher
  • A revolução darwiniana;
  • A revolução darwiniana;
  • Teoria da ação Comunicativa;
  • Modernidade por Descartes;
  • Avaliação e retomada de conteúdos;
  • Totalitarismos;
  • Diálogo: ponte para uma sociedade mais solidária;
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Vinte e nove de Abril
  • Meio ambiente
  • problemas da polis;
  • Mito da Caverna:Conhecimento Pratico;
  • O animal Político de Aristótreles
  • Filosofia Política;
  • Avaliação e retomada de conteúdos;
  • Ciência e politica;
  • A FILOSOFIA: "FILHA DA CIDADE";
  • Democracia;
  • De volta à Platão e Aristotéles.
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Marx.
  • Trinta de Agosto.
  • 20 de novenbro (Cultura afro)
  • Capitalismo;
  • Socialismo;
  • O Liberalismo de Adam Smith
  • Arendt
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Filosofia antiga; Moderna e Contemporanea;
  • Escola de FrankFurt;
  • Ideologias;
  • Teoria geral da política
  • Avaliação e retomada de conteúdos
  • Finalidades.


Referências:CHÂTELET, François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE. Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU Edusp, 2000.
______________________ ___________________________
Assinatura do Professor Visto e Carimbo









Comentarios

Entradas populares de este blog

Que horas são - Hora certa - RelogioOnline.com.br

Registro Ponto SEED ***********02

Registro Ponto SEED