Planos de Aulas 1º Ano - Planos de Aulas todos


Planos de Aulas todos
 Conteúdos Estruturante, Básicos e Específicos
Objetivos
Metodologia e Recursos Didáticos
Critérios de Avaliação, Instrumentos 
e Sistemas de Recuperação.
Estruturantes:
  • Mito e Filosofia;
  • Teoria do conhecimento
Básicos: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia; Atualidade do mito; O que é Filosofia?TEORIA DO CONHECIMENTO, Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento; O problema da verdade; A questão do método; conhecimento e lógica
Específicos: Página 2



Levar o aluno a refletir a natureza e a tarefa da filosofia dentro do quadro intelectual contemporâneo.

Fazer o aluno entender
e perceber a importância da ética na reflexão filosófica.

Levar o aluno a refletir sobre o papel do individuo no processo de sua própria educação.

Levar o aluno a compreender a importância da ciência no mundo atual.

Discussão em mesa redonda;
Relatórios das Atividades;
Exercícios;
Analise de textos filosóficos;
DUSO DE LIVRO DIDÁTICO;
  • QUADRO NEGRO;
  • GIZ;

Produção de textos;
Pesquisas em diversas fontes, tais como livros, revistas, jornais, internet, etc.
Explanação de temas propostos.
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto
Recuperação:
Instrumentos: Será através de:
  • 1º Provas: 3,0 pontos
  • 2º trabalhos:3,0 pontos
  • 3º atividades 4,0 ponto


Conteúdos 1º Trimestre
Conteúdos 2º Trimestre
Conteúdos 3º Trimestre
  • O pensamento mítico; Adesão e aceitação; Ciências e naturalismo; O pensamento filosófico e cientifico; A phisis;
  • A físis como natureza; A importância da arqué; O caráter crítico; O mito como explicação; Filosofando;
  • Os filósofos pré-socráticos; Primeiros filósofos; Principais filósofos da escola italiana; Anaximandro de mileto;
  • Vida, obra e pensamento de Anaximandro; As escolas italianas e Pitagórica; As escolas eleáticas: Segunda fase;
  • Empedocles de Agringento: Biografia; Demócrito de Abdera: pensamento; Heráclito de Éfeso: Filosofia;
  • Parmenides de Eleia: Obras; Melisso de Samos; Os Sofistas: Protágoras de Abdera; Gorgias de Agringento;
  • Socrates: Pensamento filosófico; A verdade dop sei que nada sei; O julgamento de Sócrates;
  • O conhecimento de Sócrates em Platão e Aristóteles; Ménon (ALMA), Diálogos de Platão;
  • As palavras de Sócrates; A crítica de Sócrates; Os gregos e os sofistas, meteco; Platão vida;
  • Obra e pensamento platônico; Questões metatizadas por Platão; Os diálogos de Platão;
  • Laques: Coragem; A opinião em Platão; Platão, o clássico da filosofia grega;
  • Argumentos platônicos; Platão e suas teorias; O papel dos filósofos em Platão; A linha do real;
  • A Geometria.
  • O mito da Caverna; O Mito do sol; A volta à caverna;
  • Aristóteles: Vida, obra;
  • Pensamento aristotélico;
  • A critica de Aristóteles a Platão; A metafísica aristotélica;
  • Uma natureza plural; Causalidade: Causas: final, eficiente, etc; Visão teológica;
  • Ciência natural; Psicologia; poética; Análise metafísica;
  • Ciências ou saber teorico;
  • Aristóteles discípulo de Platão;
  • Helenismo, Ponto de vista filosofico;
  • O templo das musas; A filosofia do Helenismo;
  • O Ecleticismo: reinos e Impérios.


Referências:CHÂTELET, François. História da filosofia : idéias, doutrinas. Rio de Janeiro: Zahar, 1973-1983.; DCE. Secretaria do Estado de Educação – SEED.; ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à Filosofia. 1 ed. SP, Moderna 1986.
GILES, Thomas R. Introdução à Filosofia. São Paulo, EPU Edusp, 2000.
______________________ ___________________________
Assinatura do Professor Visto e Carimbo




Planos de Aulas todos



Comentarios

Entradas populares de este blog

Que horas são - Hora certa - RelogioOnline.com.br

Registro Ponto SEED ***********02

Registro Ponto SEED